terça-feira, 23 de julho de 2019

Projeto - Drogas, Não! Eu tenho um sonho a realizar!


DADOS TÉCNICOS DO PROJETO

NOME: DROGAS? NÃO! EU TENHO UM SONHO PARA REALIZAR.

PROFESSOR: Wander Blaesing.

DISCIPLINA: História.

SÉRIE: 6° Série do Ensino Fundamental.

DATA DE APLICAÇÃO: 16/07/2013 a 06/08/2013.


OBJETIVOS

Conscientizar o aluno acerca dos males que os entorpecentes e o vício causam à saúde, sociedade e família.

Definir o conceito de droga, entorpecente e vício.

Estabelecer alternativas significativas, saudáveis e de crescimento pessoal ao jovem em contraposição à pressão social exercida pelo apelo apológico ao uso de entorpecentes e vícios.


OBETIVOS ESPECÍFICOS

Definir a diferença entre droga enquanto entorpecente, e droga enquanto medicamento.

Definir a diferença entre a droga lícita e a ilícita.

Relacionar diferentes conceitos de vício, seja ele em substâncias entorpecentes, seja ele social ou mesmo comportamental (neste sentido,, apresentar comportamentos promíscuos, violentos e segregacionistas como exemplos alternativos ao conceito convencional de vício).

Diagnosticar a presença de vício na família, na comunidade e nos demais aspectos da vida social do aluno.

Discutir os motivos que levam o jovem ao uso de entorpecentes.

Conhecer os efeitos nocivos do vício na vida do jovem e de sua família e comunidade.

Discutir as implicações do vício na sociedade, especificamente relacionados às questões de segurança pública.

Desmentir os diversos "mitos" relacionados à apologia ao uso de entorpecentes.

Exortar os alunos a estabelecer uma noção de futuro baseada em uma postura de auto-superação e uma noção de "sonho pessoal" independente dos objetivos estabelecidos pelo mainstream cultural, mas sim, fruto de aspirações e autoconhecimento.

Reforçar a noção de identidade pessoal e pertencimento social, evidenciando o potencial significativo de cada indivíduo em seu meio.

Denunciar a falsa noção de fracasso (tido como um dos principais responsáveis pelos hábitos de vicioadicção) estabelecida pela sociedade de consumo e substituí-la por uma noção de fracasso baseada, sim, na falta de atitude, fator este, controlável pelo indivíduo.

Estimular uma atitude de autoimposição diante das dificuldades cotidianas em detrimento de um sentimento de simples aceitação.

Desvincular a noção de futuro e realização em concomitância vicioadicta.

Exercitar o ato do "sonhar" e do "refletir" como substituto à aceitação resoluta das pressões sociais.


CONTEÚDOS

Conceito de droga lícita e ilícita.

Conceito de vício.

Vícios: Álcool, tabaco, drogas lícitas, abuso de drogas cotidianas (café, energético, açúcar), vícios comportamentais (preconceito, abuso do uso de internet, videogame, etc..., promiscuidade).

Vício na família e na comunidade.

Vício e segurança pública.

Mitos relacionados às drogas.

Hábitos viciosos presentes no cotidiano escolar.

Sociedade de consumo.

Consumismo e vício.

Autorrealização e "sonho pessoal".


PROCEDIMENTOS

Em um primeiro momento, os alunos deverão se sentar em um círculo onde será iniciado um diálogo que será indiretamente direcionado e mediado pelo professor no sentido de se contemplar todos os conteúdos e objetivos supracitados.

Terminado o diálogo, que deverá se prolongar por duas aulas seguidas de preferência, o professor deverá levantar a seguinte questão:

-Se as drogas e os vícios, como já foi discutido, atrapalham sua vida, qual é seu sonho para o futuro? Porque você vai ter que estar livre de drogas?

Será então lançado o projeto "Drogas? Não! Tenho um sonho para realizar!".

Será dado um tempo para que os alunos pensem no tema (em torno de duas semanas), então os alunos serão novamente reunidos em círculo para a realização de um desenho e uma pequena redação com o tema proposto. na folha com a redação, os alunos deverão também, elaborar desenhos decorando a redação em si, que deverá ser entregue ao final de duas aulas seguidas e coladas em um cartaz de papel craft que ficará exposto para toda a escola.



RECURSOS

Papel, caneta, lápis de colorir, papel craft, folhas sulfite, giz, quadro negro, notebook, música.
AVALIAÇÃO

A avaliação será qualitativa e se baseará na compreensão, na criatividade, na cooperação interpessoal na realização das devidas tarefas e na superação relativa ao histórico precedente do aluno.



































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