DADOS
TÉCNICOS DO PROJETO
NOME:
DROGAS? NÃO! EU TENHO UM SONHO PARA REALIZAR.
PROFESSOR:
Wander Blaesing.
DISCIPLINA:
História.
SÉRIE:
6° Série do Ensino Fundamental.
DATA
DE APLICAÇÃO: 16/07/2013 a 06/08/2013.
OBJETIVOS
Conscientizar
o aluno acerca dos males que os entorpecentes e o vício causam à
saúde, sociedade e família.
Definir
o conceito de droga, entorpecente e vício.
Estabelecer
alternativas significativas, saudáveis e de crescimento pessoal ao
jovem em contraposição à pressão social exercida pelo apelo
apológico ao uso de entorpecentes e vícios.
OBETIVOS
ESPECÍFICOS
Definir
a diferença entre droga enquanto entorpecente, e droga enquanto
medicamento.
Definir
a diferença entre a droga lícita e a ilícita.
Relacionar
diferentes conceitos de vício, seja ele em substâncias
entorpecentes, seja ele social ou mesmo comportamental (neste
sentido,, apresentar comportamentos promíscuos, violentos e
segregacionistas como exemplos alternativos ao conceito convencional
de vício).
Diagnosticar
a presença de vício na família, na comunidade e nos demais
aspectos da vida social do aluno.
Discutir
os motivos que levam o jovem ao uso de entorpecentes.
Conhecer
os efeitos nocivos do vício na vida do jovem e de sua família e
comunidade.
Discutir
as implicações do vício na sociedade, especificamente relacionados
às questões de segurança pública.
Desmentir
os diversos "mitos" relacionados à apologia ao uso de
entorpecentes.
Exortar
os alunos a estabelecer uma noção de futuro baseada em uma postura
de auto-superação e uma noção de "sonho pessoal"
independente dos objetivos estabelecidos pelo mainstream cultural,
mas sim, fruto de aspirações e autoconhecimento.
Reforçar
a noção de identidade pessoal e pertencimento social, evidenciando
o potencial significativo de cada indivíduo em seu meio.
Denunciar
a falsa noção de fracasso (tido como um dos principais responsáveis
pelos hábitos de vicioadicção) estabelecida pela sociedade de
consumo e substituí-la por uma noção de fracasso baseada, sim, na
falta de atitude, fator este, controlável pelo indivíduo.
Estimular
uma atitude de autoimposição diante das dificuldades cotidianas em
detrimento de um sentimento de simples aceitação.
Desvincular
a noção de futuro e realização em concomitância vicioadicta.
Exercitar
o ato do "sonhar" e do "refletir" como substituto
à aceitação resoluta das pressões sociais.
CONTEÚDOS
Conceito
de droga lícita e ilícita.
Conceito
de vício.
Vícios:
Álcool, tabaco, drogas lícitas, abuso de drogas cotidianas (café,
energético, açúcar), vícios comportamentais (preconceito, abuso
do uso de internet, videogame, etc..., promiscuidade).
Vício
na família e na comunidade.
Vício
e segurança pública.
Mitos
relacionados às drogas.
Hábitos
viciosos presentes no cotidiano escolar.
Sociedade
de consumo.
Consumismo
e vício.
Autorrealização
e "sonho pessoal".
PROCEDIMENTOS
Em
um primeiro momento, os alunos deverão se sentar em um círculo onde
será iniciado um diálogo que será indiretamente direcionado e
mediado pelo professor no sentido de se contemplar todos os conteúdos
e objetivos supracitados.
Terminado
o diálogo, que deverá se prolongar por duas aulas seguidas de
preferência, o professor deverá levantar a seguinte questão:
-Se
as drogas e os vícios, como já foi discutido, atrapalham sua vida,
qual é seu sonho para o futuro? Porque você vai ter que estar livre
de drogas?
Será
então lançado o projeto "Drogas? Não! Tenho um sonho para
realizar!".
Será
dado um tempo para que os alunos pensem no tema (em torno de duas
semanas), então os alunos serão novamente reunidos em círculo para
a realização de um desenho e uma pequena redação com o tema
proposto. na folha com a redação, os alunos deverão também,
elaborar desenhos decorando a redação em si, que deverá ser
entregue ao final de duas aulas seguidas e coladas em um cartaz de
papel craft
que ficará exposto para toda a escola.
RECURSOS
Papel,
caneta, lápis de colorir, papel craft, folhas sulfite, giz,
quadro negro, notebook, música.
AVALIAÇÃO
A avaliação será qualitativa e se baseará na compreensão, na criatividade, na cooperação interpessoal na realização das devidas tarefas e na superação relativa ao histórico precedente do aluno.
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